Notícias

Voltar MTI oferece ginástica laboral via web para colaboradores durante a pandemia


15 de Setembro de 2020 às 10:12
Gustavo Nascimento | MTI


A | A

Com o objetivo de inovar nos programas de promoção da saúde e respeitar as medidas de distanciamento social, adotadas devido à pandemia, a Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI) passará a oferecer aulas de ginástica laboral on-line para todos os seus colaboradores. Além de melhorar a saúde e prevenir uma série de doenças, a atividade também eleva a concentração e o rendimento dos trabalhadores.

As aulas serão realizadas às segundas, quartas e sextas-feiras, sempre às 8h. A aula inaugural será ministrada nesta quarta-feira (16.09). A ginástica faz parte do Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional da MTI, que visa o ganho de qualidade de vida dos funcionários e colaboradores da empresa, reduzindo riscos com ações preventivas.

A ginástica laboral é uma atividade de prevenção e compensação para o enfrentamento de distúrbios físicos e emocionais, objetivando a prevenção de doenças causadas por trabalho repetitivo e que possam levar a acidentes de trabalho ou baixa produtividade. É o que explica Laura Morgani, fisioterapeuta responsável pelas atividades na MTI.

Segundo a fisioterapeuta, de acordo com dados do Ministério do Trabalho, somente no último ano, foram concedidos mais de 200 mil pedidos de afastamento das atividades profissionais em decorrência de problemas relacionados a LER (Lesão por esforço repetitivo) ou DORT (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho), ocasionadas quando uma pessoa fica na mesma posição por várias horas.

Conforme a fisioterapeuta, cada aula terá em média 20 a 30 minutos de duração. “Realizamos uma pausa ativa, que constitui em um programa com uma série de exercícios, alongamentos estáticos e dinâmicos que visam o fortalecimento muscular e do core, sempre adaptados à rotina de trabalho do colaborador”, afirmou.

WEB AULAS

Conforme o diretor presidente da MTI, Antônio Marcos de Oliveira, a diretoria decidiu implementar a  modalidade virtual para contribuir com as medidas de distanciamento social, adotadas pelo Governo do Estado como combate à pandemia, e também atender aos funcionários em regime de teletrabalho e home office. “Muitos dos nossos colaboradores continuam trabalhando de casa, por conta da pandemia, o que torna a atividade ainda mais essencial”, disse.

As aulas serão ministradas via Google Meeting, ferramenta disponibilizada pelo MTI  GSuite, para facilitar a interação com a professora e os alunos. Antes de cada aula, os colaboradores receberão o link por e-mail para acessar e participar da atividade. 

Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional

As ações do programa seguem as Normas Regulamentadoras 7 (NR7) e 9 (NR 9) do Ministério do Trabalho, que estabelecem a elaboração e implementação do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO, com o objetivo de promoção e preservação da saúde do conjunto dos seus trabalhadores e do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA, visando a preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho.