Notícias

Voltar MTI apresenta X-via em evento do Grupo Nacional de Transformação Digital


07 de Outubro de 2021 às 14:54
Assessoria | MTI


A | A

A Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI) foi destaque mais uma vez em evento do Grupo Nacional de Transformação Digital (GTD) realizado no último mês de setembro. A MTI apresentou a solução MTI X-Via durante o debate sobre experiências com arquitetura corporativa e tecnológica para governos.

Os analiststas Sócrates de Barros, que também é gerente da Unidade de Gestão Estratégica de Projetos (UGEPR), e Marcos Daniel Martins de Sousa, da Unidade de Gestão Estratégica de Negócio (UGENE) , representaram a empresa e apresentaram a versão 1.0 da Arquitetura Corporativa do X-VIA.

A dupla compartilhou experiências sobre o compartilhamento dos dados e serviços digitais a fim de atender o cidadão de forma prática, segura e continua. O X-VIA caracteriza modelo descentralizado de interoperabilidade e integração de Serviços Digitais já operacionalizado em grande escala em vários países e, em operação em Mato Grosso desde de 2020 como principal ferramenta estratégica de disponibilização de serviços digitais para empresas, cidadãos, produtores rurais e servidores públicos.

 

GTD

Uma das iniciativas de maior impacto do GTD.GOV é o fomento de ações cooperadas e interoperáveis entre as unidades da federação e DF, visando colaborar com a ampliação das ações de desenvolvimento do Governo Digital que buscam maximizar a eficiência das políticas públicas através do uso intensivo de tecnologias que resultam em impactos positivos nas demandas sociais.

Para que ocorra a efetiva contribuição, o GTD.GOV estruturou três pilares estratégicos caracterizado como fundamentais para as realizações, controles e continuidade do Governo Digital, em caráter de melhoria continua, nas unidades da federação.  Os pilares são: Governança, Arquitetura Corporativa e Serviços Digitais.