EMERGÊNCIA 193

PROGRAMAS E PROJETOS SOCIAIS

PROGRAMAS E PROJETOS SOCIAIS

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso - CBMMT, consciente de sua responsabilidade social, sempre esteve presente no ceio da sociedade, transmitindo conhecimento e valores essenciais à formação do caráter humano, por meio de instruções e palestras em escolas e outras instituições.

Porém a sua atuação no âmbito dos projetos sociais propriamente ditos, teve início com uma inciativa que viria a se tornar o “embrião” do seu primeiro projeto social, denominado hoje como Projeto Social Bombeiros do Futuro, na 2ª Companhia Independente de Bombeiros Militar – 2ª CIBM em Cáceres, no ano de 1999, quando foram inscritos 197 (cento e noventa e sete) alunos para frequentar o projeto intitulado (na época) “Bombeiros do Amanhã”.


Logo o projeto veio a ser consolidado como um projeto institucional passando a se chamar “Projeto Social Bombeiros do Futuro”, tendo a sua edição “piloto” sido realizada na 10ª CIBM, situada na cidade de Sorriso, vindo gradativamente a ser expandido às demais unidades do CBMMT.

O projeto ora considerado, foi concebido a partir de uma visão institucional de buscar melhorar uma realidade local, dado a existência de um problema social com violência e criminalidade, através da empatia com a profissão bombeiro militar, bem como de fomentar a cultura da paz, da não violência e ainda, a prevenção de acidentes e sinistros. 

Com, o passar do tempo e a grande aceitação e evolução dos projetos sociais do Corpo de Bombeiros Militar em todas as unidades, no ano de 2022, foi necessária a criação do PROGRAMA EDUCACIONAL SOCIAL DO CBMMT – PROESBOM, que institucionaliza os projetos sociais no âmbito do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, fixando além do projeto social Bombeiros do Futuro, mais dois projetos sociais, sendo eles:

PROJETO SOCIAL KARABOM: Tem como objetivo incentivar o aperfeiçoamento pessoal de crianças e adolescentes por da prática consciente do Karatê. Além das técnicas e do conhecimento específico do Karatê, o projeto também visa estimular o interesse pela escola, promover o convívio familiar e desenvolver o espírito de cooperação entre os jovens.

PROJETO SOCIAL MUSICALIZAR: Consiste em aulas de música continuadas a crianças e adolescentes em seu contraturno escolar, abrangendo os mais diversos instrumentos musicais