Corpo de Bombeiros celebra 50 anos de fundação do 1º Batalhão de Bombeiros Militares
21 de Fevereiro de 2025 às 17:40
A unidade representou um marco histórico na segurança pública, especialmente na região metropolitana de Cuiabá
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) comemora, nesta sexta-feira (21.2), os 50 anos de fundação do 1° Batalhão de Bombeiros Militar (1º BBM), conhecido como Batalhão Cacique, em Cuiabá. A unidade operacional foi a primeira sede própria da corporação no Estado e representou um marco histórico na segurança pública, sendo fundamental no combate a incêndios e no atendimento a emergências.
A solenidade em celebração ocorreu na sede do 1º BBM, na Capital. A cerimônia foi presidida pelo comandante-geral adjunto do CBMMT e chefe do Estado-Maior, coronel BM Rony Robson Cruz Barros, em substituição legal ao comandante-geral, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra.
Durante o evento, bombeiros militares, representantes de outras forças de segurança pública e civis foram homenageados pelas contribuições realizadas ao longo dos 50 anos de existência da unidade operacional.
A sede do 1º BBM foi o primeiro prédio próprio destinado aos bombeiros militares, em um período em que o Corpo de Bombeiros ainda estava vinculado à Polícia Militar. Somente em 1994 os bombeiros militares se tornaram independentes da PM.
De acordo com o coronel BM Rony Robson Cruz Barros, a trajetória do 1º BBM é marcada pelo constante aperfeiçoamento de seus militares e pela adoção de novas tecnologias, o que consolidou a unidade como essencial para a segurança e o bem-estar da população.
“Tenho certeza de que a tropa que hoje aqui está tem elevado o prestígio do 1º Batalhão, diante de todas as ocorrências que atendemos. Não apenas na região do 1º BBM, mas em todas as ocorrências de grande vulto no Estado e até mesmo fora dele. O primeiro quartel foi um marco para a reestruturação da corporação como a conhecemos hoje”, afirmou.
A comandante do batalhão, tenente-coronel Pryscilla Jorge Machado de Souza, aproveitou para agradecer a cada militar que fez e faz parte dessa história. Atualmente, o 1º BBM conta com um efetivo de 167 militares, distribuídos nas três companhias e em um posto avançado. Eles são responsáveis pelo atendimento de ocorrências nas áreas de Cuiabá, Acorizal, Chapada dos Guimarães, Santo Antônio de Leverger e Barão de Melgaço.
“Quero aproveitar este momento para agradecer a todos os militares que construíram essa história, pelas dificuldades enfrentadas, pelos desafios superados e pelos aprendizados adquiridos, que nos permitiram vivenciar esses 50 anos de evolução”, disse a tenente-coronel.
Presente no evento, a prefeita de Santo Antônio de Leverger, Francieli Magalhães, destacou o trabalho realizado pela corporação no município e ressaltou a importância das parcerias.
“Como prefeita, estou sempre à disposição para colaborar e ajudar. Acredito que os poderes são independentes, mas quando trabalhamos com união e respeito, as coisas funcionam. Agradeço e parabenizo todos os que se dedicam e se entregam para que o Estado de Mato Grosso continue em destaque”, afirmou.
Representando a Assembleia Legislativa, o deputado Eliseu Nascimento ressaltou que a Casa de Leis segue de portas abertas para atender as demandas da corporação e seus militares.
“A Assembleia Legislativa traz uma mensagem de apoio à unidade do Corpo de Bombeiros Militar. Estamos vigilantes para barrar projetos ineficazes e prejudiciais às instituições do serviço público, especialmente à Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros. Também buscamos dar suporte aos projetos que atendem às necessidades da classe”, destacou o deputado.
O evento também contou com a presença de outras forças de segurança, como representantes da 44ª Brigada de Infantaria Motorizada, 13ª Brigada de Infantaria Motorizada e da Rotam. Também participaram entidades e instituições, como a Defesa Civil do Estado, a Defesa Civil de Cuiabá, além da Associação Mato-grossense de Engenharia e Segurança do Trabalho (Amaest) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).