A Perícia Oficial e Identificação Técnica do Estado de Mato Grosso, denominada Politec, é a instituição responsável pela realização de perícias criminais e identificação civil e criminal no Estado de Mato Grosso.
A Politec desempenha um papel fundamental na produção de provas técnicas científicas e identificação técnica, contribuindo para a elucidação de crimes e para a promoção da justiça e da cidadania. Com o advento da Constituição Estadual de 1989, a Perícia Oficial e Identificação Técnica – Politec, desvinculou-se da Polícia Judiciária Civil e passou a constituir-se em Coordenadoria Geral de Perícias, vinculada diretamente à Secretaria de Estado de Segurança Pública – SESP, nos termos da Lei Complementar nº 05 de 18 de dezembro de 1990.
A legislação representada pelas Leis nº 8.321 e 210, datada de 12 de maio de 2005, dispôs sobre a estrutura e estabeleceu as diretrizes para a constituição da Carreira dos Profissionais da Perícia Oficial e Identificação Técnica do Estado de Mato Grosso - POLITEC/MT. Essa normativa, de caráter estrutural e regulamentar, delineou as distintas carreiras finalísticas da instituição, detalhando cargos, atribuições e planos de desenvolvimento profissional e transformou a Coordenadoria Geral de Perícia em Superintendência Geral de Perícia.
Desse modo, a mencionada lei traçou os fundamentos que conduziram a POLITEC/MT à condição de unidade descentralizada vinculada à Secretaria Estadual de Segurança Pública. Com a edição da Lei Complementar n° 391 de 27 de abril de 2010, a instituição obteve status de órgão desconcentrado da administração direta, vinculada à SESP.
Desde então, passou de Superintendência a Diretoria Geral da Politec, alcançando autonomia administrativa e tendo como missão a realização de Perícia Oficial de Natureza Criminal e Identificação Técnica através do conhecimento científico, contribuindo para a cidadania, justiça e os direitos humanos no âmbito do Estado de Mato Grosso. Digno de registro, ainda que tenhamos como marco da criação da Politec a Lei Complementar nº 05 de 18 de novembro de 1990, alguns setores funcionam há muito mais tempo. O Decreto-Lei nº 513 de 08 de outubro de 1920 sancionou a lei de criação do “Gabinete médico-legal” que se constituía em uma seção da Repartição Central da Polícia.
A esse Gabinete incumbia-se a realização de todos os exames médico-legais solicitados pelas autoridades policiais ou judiciárias da capital de Mato Grosso, bem como às diversas pesquisas necessárias à elucidação de crimes provenientes de qualquer ponto do Estado. O serviço de identificação técnica funciona desde 1921 confeccionando as carteiras de identidade de toda a população mato-grossense. O Decreto-Lei nº 845, que o instituiu, foi assinado em 03 de novembro de 1921, a partir da criação do Gabinete de Identificação e Estatística Criminal, publicado no Diário Oficial daquele ano.