Politec troca comando da direção da Medicina Legal Metropolitana
14 de Fevereiro de 2025 às 16:12
Médica Legista Alessandra Mariano assume a Diretoria em substituição ao Legista Eduardo Andraus

A Perícia Oficial e Identificação Técnica publicou, no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (14.2), a nomeação da nova diretora Metropolitana de Medicina Legal. O cargo de direção da unidade que era atribuída ao perito oficial médico legista Eduardo Andraus Filho, agora, passa a ser ocupado pela perita oficial médica legista Alessandra Carvalho Mariano.
Alessandra Mariano descreve que sua nova missão é contribuir com a promoção da Justiça na sociedade por meio da Medicina Legal.
“Para isso, o trabalho será em parceria com os colegas de profissão e demais servidores públicos envolvidos, e com participação direta de outros gestores da instituição. São prioridades propostas: aumentar o grau de satisfação da população e das autoridades requisitantes com as perícias médico-legais; promover políticas públicas de enfrentamento às violências e sustentabilidade”, afirmou.
Ela é médica especialista em urologia e cirurgia geral pela UFMT e em perícias médicas pela Santa Casa de São Paulo. Também possui especialização em Gestão Pública e Compliance pela UFMT. É professora efetiva da faculdade de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso. Atuou como médica cirurgiã nos prontos-socorros de Cuiabá e Várzea Grande e como médica emergencista do Serviço Móvel de Urgência (SAMU). Anteriormente ocupava a função de Coordenadora de Perícias em Vivos, liderando no âmbito da Politec as ações no combate à violência contra a Mulher.
Andraus ocupou o cargo de diretor de Medicina Legal pelo período de cinco anos, no qual colaborou com a modernização do serviço, o estabelecimento de rotinas administrativas e protocolos institucionais e auxílio na formação de novos servidores, tanto da Politec como das demais forças da Segurança Pública.
Também teve uma participação no aperfeiçoamento do serviço de Antropologia Forense, com a organização rigorosa do setor, na Psiquiatria Forense, através da implementação das perícias de constatação de violência psicológica, e no núcleo de atendimento a vítimas de violência sexual e de gênero, com a criação de protocolos e a inauguração da primeira sala lilás do Estado.
Contribuiu ainda para a instituição definitiva das perícias cautelares em custodiados, bem como para a modernização das atividades periciais, com a adoção de sistemas digitais para emissão de laudos, e em diversas ações que resultaram na ampliação e modernização da Coordenadoria de perícias de mortos.
Eduardo Andraus foi cedido à prefeitura municipal de Cuiabá para assumir o cargo de Secretário Adjunto de Atenção Hospitalar e Complexo Regulador na Secretaria Municipal de Saúde.
O diretor geral da Politec, Jaime Trevizan, ressalta a relevância do trabalho realizado pelo perito Eduardo Andraus Filho, cuja gestão deixou um legado de inovação e progresso para a Medicina Legal em Mato Grosso. Ao mesmo tempo, destaca a confiança na capacidade e dedicação da perita Alessandra Mariano, que assume o desafio de liderar a diretoria com a mesma excelência e alinhamento institucional.
"Estamos certos de que ambos, em suas respectivas missões, continuarão a servir com competência e compromisso, contribuindo para o fortalecimento da Justiça e para o bem-estar da sociedade mato-grossense", finalizou.