Projetos selecionados em editais da Secel levam oficinas de boneca Abayomi e de teatro à população
21 de Fevereiro de 2025 às 17:41
Iniciativas serão realizadas nos municípios de Vila Bela da Santíssima Trindade e Barra do Garças

Projetos selecionados no edital Viver Cultura – Expressões Artísticas, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), levam conhecimento sobre a história do povo negro e também sobre a importância do teatro à população. Viabilizados com recursos da Lei Paulo Gustavo, as iniciativas serão realizadas neste fim de semana.
A oficina “Bonecas Abayomi: A Boneca que é Símbolo de Resistência” ocorre no sábado (22.02), a partir das 15h, na Secretaria de Igualdade Racial, em Vila Bela da Santíssima Trindade (520 Km de Cuiabá).
Aprovada no Edital Viver Cultura – Expressões Artísticas, da Lei Paulo Gustavo, a ação, que faz parte do projeto Quintal Cultural, promete ser um espaço de aprendizado e troca de conhecimentos sobre a importância histórica e cultural das bonecas Abayomi, símbolo de resistência e conexão com a ancestralidade africana.
A atividade é gratuita e terá a presença de Rosa Betânia Veloso Silva de Brito. Rosa é professora; historiadora; quilombola por matrimônio do Território Porto Bananal - quilombo Acorebela; militante na Educação Étnico Racial e Quilombola, do Movimento Teresa de Benguela e do MNU do município de Vila Bela da Santíssima Trindade; e artesã criadora da Boneca Abayomi Aramada.
As inscrições ocorrem no local do evento.
Já o projeto “Narrativas em Cena”, também do edital Viver Cultura – Expressões Artísticas, ocorre no barracão da Igreja Católica do bairro Jardim Palmares, em Barra do Garças (511 km de Cuiabá), no sábado (22.02), a partir das 14 h.
Com oficinas gratuitas de teatro e contação de história para a comunidade, a iniciativa busca, além de democratizar o acesso à arte teatral, formar novos talentos na região, criando oportunidades para que jovens e adultos possam transformar sua paixão pela arte em uma carreira sustentável.
As atividades começam neste sábado (22.2), e prosseguem com encontros em todos os segundos e quartos sábados de cada mês.
Todas as atividades são gratuitas, bastando que o interessado seja maior de 14 anos.
*Supervisão de Cida Rodrigues