Sesp descarta 3,3 toneladas de documentos que cumpriram prazo de temporalidade
30 de Outubro de 2025 às 18:12
A iniciativa reforça o Modelo de Governança e Gestão da SESP, promovendo eficiência, transparência e responsabilidade socioambiental
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) concluiu, nesta quinta-feira (30.10), o descarte de 3,3 toneladas de documentos que cumpriram o prazo integral de guarda até 2025.
Todo o material foi entregue à Associação de Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Mato Grosso (Asmats), responsável pela destinação correta do material descartado.
A ação foi coordenada pela Gerência de Arquivo da Sesp e faz parte do Ciclo de Eliminação de Documentos, que segue as diretrizes previstas pela Secretaria de Estado de Planejamento (Seplag).
O descarte de documentos foi aprovado por unanimidade pela Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD) da Sesp e autorizado pela Superintendência de Arquivo Público da Seplag.
A eliminação foi realizada seguindo os princípios dos 5R’s da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) — Reutilizar, Reciclar, Reaproveitar, Repensar e Rejeitar — à qual a Sesp aderiu em 2023.
A gerente de Arquivo da Sesp, Nelma Zambonini, destacou que o descarte está inserido no contexto de práticas que fortalecem o compromisso da secretaria com o uso racional dos recursos públicos e o respeito ao meio ambiente.
“Além de assegurar o cumprimento do ciclo documental, a iniciativa reforça o Modelo de Governança e Gestão da Sesp, alinhado ao Plano Estadual de Segurança Pública, promovendo eficiência, transparência e responsabilidade socioambiental", reforçou.


