COORDENADORIA DE POLÍCIA COMUNITÁRIA
Programa Polícia Comunitária (CPC)
Requerimento de Inscrição de Projeto
PROJETOS SOCIAIS
DE CARA LIMPA CONTRA AS DROGAS
![]() |
É um programa da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso, desenvolvido com apoio da Secretaria de Estado Segurança Pública (Sesp). O programa é executado pela Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE) de Cuiabá, e busca sensibilizar e conscientizar a sociedade de que a prevenção ao uso e a repressão ao tráfico de drogas não é apenas dever da polícia, mas responsabilidade de todo cidadão que deseja um mundo de paz.
O “De Cara Limpa Contra as Drogas” objetiva prevenir o uso e combater o tráfico de drogas, conscientizando sobre os prejuízos irreparáveis para quem as usa e para toda a sociedade. O programa inclui atividades preventivas nas escolas, universidades, igrejas, clubes sociais, líderes comunitários, e principalmente, com famílias de crianças e adolescentes em áreas e situações de risco, para que elas não se envolvam com o uso e tráfico de drogas.
O programa busca diagnosticar os fatores de risco para promover e ampliar os fatores de proteção, oferecendo alternativas interessantes e saudáveis, mostrando possibilidades de lazer, crescimento e realização pessoal aos jovens de diversas faixas etárias.
DE BEM COM A VIDA
![]() |
O projeto “De Bem Com a Vida” é um projeto da Polícia Judiciária Civil de caráter preventivo e de controle ao consumo e venda irregular de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos. O projeto está alicerçado no artigo 63 inciso I da Lei de Contravenções Penais que prevê desde 1941, como conduta típica, o ato de servir bebidas para menores de idade, e no artigo 243 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que criminalizou o ato de vender, fornecer, ministrar ou entregar à criança ou adolescentes, produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica, ainda que por utilização indevida, além dos Códigos de Postura dos municípios que regulamentam a fiscalização e autuação de estabelecimentos comerciais.
O projeto “De Bem Com a Vida” objetiva reduzir os índices de criminalidade fomentados pelo consumo e venda de irregular de bebidas alcoólicas, sensibilizando as comunidades locais por meio de audiências públicas com foco em convencer os comerciantes a fecharem seus estabelecimentos comerciais às 23 horas. O projeto também prevê palestras nas escolas com foco na conscientização dos jovens acerca dos malefícios do uso indevido de álcool, capacitação de agentes, fiscalização em bares, entre outras atividades.
ARTE E CULTURA EM AÇÃO: REVELANDO TALENTOS
![]() |
O “Arte e Cultura em Ação”: revelando os talentos da Polícia Judiciária Civil é um projeto de integração dos servidores da Polícia Judiciária Civil, organizado pela Gerência de Avaliação de Desempenho Funcional e Qualidade de Vida. Desde 2008, o projeto ‘Arte e Cultura em Ação’ vem revelando talentos dentro da Polícia Civil, nas mais variadas habilidades artísticas, entre elas a música, a dança, o artesanato, a pintura em tela, grafitagem, entre outros. O evento é uma oportunidade para os servidores revelarem seus dons artísticos, muitas vezes ocultos ou sem espaço para ser mostrado. As atividades acontecem geralmente na semana de comemoração ao dia do servidor público ou no encerramento do ano, em dezembro.
REDE DIGITAL PELA PAZ
![]() |
O projeto “Rede Digital Pela Paz” é um projeto da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que visa promover ações de prevenção a violência e criminalidade no ambiente escolar, por meio de um site interativo na internet. A interação entre a Segurança Pública e os estudantes da rede pública de ensino se dá no ambiente virtual, através do site www.rededigitalpelapaz.mt.gov.br. O projeto foi criado pensando em envolver alunos de diversas idades e escolas como forma de fomentar uma cultura de paz, com ações voltadas a prevenção da criminalidade, orientadas com ideias dos próprios alunos.
O site “Rede Digital pela Paz” (www.rededigitalpelapaz.mt.gov.br) é um ambiente para a troca de experiências, denúncias, bate-papos, informação, publicação de artigos, sugestões de livros e biografias sobre drogas, violência, sexualidade, direito e deveres, oficinas digitais e outras ferramentas de interação, como forma de inserir o publico juvenil na discussão de temas de interesse social e que assolam a sociedade, como os homicídios praticados e vitimados por jovens tão corriqueiros na atualidade.
O site também é um espaço educativo para os alunos desenvolverem trabalhos que contribuam com a aprendizagem, e para o combate a violência e ações de segurança aos problemas enfrentados na comunidade escolar. A ideia é que adolescentes e jovens sejam autores do processo de prevenção da violência, produzindo objetos de aprendizagem digital.
O projeto, inicialmente, está sendo desenvolvido nas escolas João Panarotto, no CPA 4, Dione Augusta, no CPA 2, e Rodolfo Augusto, no bairro Paiaguás.