MALHA FERROVIÁRIA
Atualmente Mato Grosso tem uma ferrovia do Sistema Federal implantada, uma ferrovia estadual em processo de implantação e duas ferrovias federais em fase de projeto, conforme quadro abaixo:
Nº |
Nome |
SIGLA |
Tipo |
Operador |
Status |
Extensão total |
Extensão em MT |
01 |
Ferrovia Norte Brasil |
FERRONORTE |
Federal |
Rumo S. A |
Implantada |
755 |
366 |
02 |
Ferrovia Autorizada de Transporte Olacyr de Moraes |
FATO |
Estadual |
Rumo S. A |
Implantação em andamento |
730 |
730 |
03 |
Ferrovia de Integração do Centro-Oeste |
FICO |
Federal |
Minfra |
Em Projeto |
1.614 |
140 |
04 |
EF-170 |
FERROGRÃO |
Federal |
Minfra |
Em Projeto |
933 |
440 |
TOTAL |
4.032 |
1.676 |
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SOBRE A 1º FERROVIA ESTADUAL DO BRASIL
Apesar de ser responsável por quase 30% da produção nacional de grãos, Mato Grosso tem apenas 366 km de ferrovias, participando com apenas 1,16% da malha de transportes. A frota de carretas e caminhões do Estado é maior proporcionalmente à população entre todos os estados brasileiros.
Esse cenário fez surgir, inspirada no projeto de Lei nº 261/2018 em tramitação no Senado Federal e na Lei Complementar 8.908/2019 do Estado do Pará, a Lei Complementar Estadual 685/2021, dispondo sobre o Sistema Ferroviário do Estado de Mato Grosso - SFE/MT e sobre os regimes de exploração dos serviços de transporte ferroviário de cargas e de passageiros. Essa Lei foi disciplinada pelo Decreto nº881/2021.
Esse marco legal inovou ao criar a possibilidade do Regime Privado de investimentos para construir, implantar e explorar, por sua conta e risco trechos ferroviários dentro dos limites do Estado.
Em abril de 2021, a Rumo S. A., baseando-se nesse novo marco legal, propôs a implantação da primeira ferrovia estadual conectando o Terminal de Cargas de Rondonópolis com Cuiabá, Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, numa extensão aproximada de 730 km.
Em julho de 2021 foi publicado o Edital de Chamada Pública nº 01/2021, estabelecendo um prazo de 45 dias para que outros interessados apresentassem propostas de implantar a ferrovia no trecho já mencionado. O prazo da Chamada encerrou-se em setembro tendo a Rumo S. A. como única interessada.
Também em setembro o Governo do Estado firmou com a União, Termo de Cooperação no qual as partes asseguram não haver conflito entre o novo marco legal ferroviário (Medida Provisória n. 1.065 de 30/08/2021) com a legislação estadual, trazendo ainda mais segurança jurídica para a implantação da ferrovia estadual.
Por fim, em 20 de setembro de 2021 foi assinado o Contrato de Adesão nº 021/2021 entre a Rumo S. A. e a SINFRA, tendo a AGER como interveniente, autorizando a construção, operação, exploração e conservação da primeira ferrovia estadual do Brasil.
Os principais números do projeto são:
- 12 bilhões de reais, investidos entre 2021 e 2028
- 11,2 bilhões de reais de valor adicionado para agricultores (economia no frete de produtos), governo (impostos) e sociedade (empregos) ao longo dos primeiros 45 anos de operação da ferrovia
- 730 km de trilhos
- 235 mil empregos gerados
- 93 municípios impactados
- 2025 início da operação do trecho Cuiabá - Rondonópolis
- 2028 início da operação do trecho Lucas do Rio Verde – Rondonópolis