Alimentação Escolar

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública. O governo federal repassa, a estados, municípios e escolas federais, valores financeiros de caráter suplementar efetuados em 10 parcelas mensais (de fevereiro a novembro) para a cobertura de 200 dias letivos, conforme o número de matriculados em cada rede de ensino.

O PNAE é acompanhado e fiscalizado diretamente pela sociedade, por meio dos Conselhos de Alimentação Escolar (CAE), e também pelo FNDE, Tribunal de Contas da União (TCU), Controladoria Geral da União (CGU) e Ministério Público.

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso, por meio da Coordenadoria de Alimentação Escolar atende em média 340 mil alunos matriculados em 664 unidades escolares estaduais de educação básica localizadas em 141 municípios. São atendidas as etapas de ensino fundamental e médio, nas modalidades de Educação de Jovens e Adultos, Tempo Integral, Ensino Regular, Educação do Campo, Educação Quilombola, Educação Indígena e Educação Especial.

A equipe é constituída por coordenador (a), nutricionistas e analistas, os quais são responsáveis por realizar o repasse dos recursos federal e estadual de acordo com a etapa e modalidade de ensino; elaborar e avaliar o cardápio dos estudantes; propor e acompanhar estratégias de educação alimentar e nutricional nas escolas;  monitorar, orientar e avaliar a execução do PNAE nas escolas estaduais, através das Diretorias Regionais de Educação – DRE’s, orientando-as no planejamento das ações inerentes ao programa e promover capacitação para as DRE’s, entre outras ações.

A alimentação escolar é um dos itens de maior importância na rotina dos estudantes matriculados na Rede Estadual e o Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC-MT) oferta às escolas da Rede Estadual de Ensino uma alimentação de qualidade, buscando satisfazer as necessidades nutricionais dos estudantes.