Aprendizagem em foco

VOLTA ÀS AULAS - 20/21

 

 

A Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso celebra a volta às aulas no dia 08 de fevereiro de 2021. E neste novo começo deseja um bom retorno a todos os profissionais e estudantes. 

 

 

 ORIENTATIVO PEDAGÓGICO 

 

O Orientativo Pedagógico é um documento que norteia o reinício das atividades escolares considerando a importância do acolhimento, o atendimento presencial e personalizado aos estudantes com dificuldade de aprendizagem por meio do plantão tira-dúvidas, bem como orienta acerca do Continuum 2020/2021.

 

 

 EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL  

 

Os documentos orientam a equipe gestora a organizar um percurso formativo para o início do ano letivo, utilizando para isso materiais digitais de fácil acesso e uso, com o objetivo de promover em cada unidade escolar, por meio da reflexão/ação das práticas escolares, um planejamento que vise a melhoria da aprendizagem dos estudantes.

 

 

 ENSINO MÉDIO   

 

Os documentos listados para o Ensino Médio apresentam sugestões de organização das atividades durante a Semana Pedagógica e Continuum Curricular 2020/2021, considerando a carga horária complementar de 320h; roteiro de estudo para orientar o estudante na realização das atividades complementares. Para baixar os cadernos pedagógicos disponibilizados pelo Instituto Reúna, de todas as áreas do conhecimento que contemplam a Matriz Curricular do Ensino Médio, basta acessar o site:  https://sites.google.com/view/novo-ensino-medio-mt/materiais-de-apoio.

Além desses materiais, também é possível fazer o download do Caderno que contempla as Metodologias ativas na Escola Pública (Manual para viabilizar a prática) e Planilha de Excel contemplando as habilidades do 1º Bimestre relacionadas à Matriz de Avaliação de todas as áreas do conhecimento com os respectivos descritores de aprendizagem e objetos de conhecimento.

Para as Escolas-Piloto do Novo Ensino Médio, além dos materiais já disponibilizados, foram encaminhadas orientações acerca da implementação das matrizes curriculares de acordo com a PORTARIA Nº 682/2020/GS/SEDUC/MT.

 

 

 EJA 

 

O documento traz orientações destinadas ao planejamento do conjunto das atividades que deverão materializar, ao longo do ano, o processo educacional-escolar, especialmente os processos de ensino e aprendizagem exclusivas dessa modalidade.

 

 

 DIVERSIDADES EDUCACIONAIS 

 

Os arquivos trazem reflexões e apontamentos acerca das singularidades e as especificidades da educação do campo, quilombolas e indígenas. Especialmente a respeito dos problemas ou situações que precisam ser mudadas ou melhoradas no espaço escolar, sendo igualmente necessário discutir as políticas de educação.

Além disso, são apresentadas orientações de como organizar o planejamento das atividades pedagógicas nas unidades relacionadas à educação inclusiva. 

 

 

 COORDENADORIA DE CURRÍCULO E AVALIAÇÃO 

 

Estão disponíveis nos vídeos os resultados da avaliação diagnóstica I da unidade escolar, bem como os procedimentos para utilização dos resultados para elaborar o plano de intervenção pedagógica e o resultado do IDEB para auxiliar no planejamento das atividades pedagógicas, considerando o Continuum 2020/2021.

 

ORIENTAÇÕES PARA UTILIZAÇÃO DOS PAINÉIS COM OS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA 1

=======================================================================

 

 

UTILIZANDO OS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA PARA ELABORAR O PLANO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA - VÍDEO 1

=======================================================================

 

 

UTILIZANDO OS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA PARA ELABORAR O PLANO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA - VÍDEO 2

=======================================================================

 

 

UTILIZAÇÃO DO BOLETIM DE DADOS EDUCACIONAIS - SAEB

=======================================================================

 

 

 

 PROTOCOLOS DE BIOSSEGURANÇA 

 

Os documentos orientam acerca dos procedimentos de biossegurança, que devem ser tomados no ambiente escolar ou em qualquer espaço, para que todos contribuam para a saúde coletiva e o não avanço da Covid-19.

 

 

  CARTAZES

 

  >> CARTAZ 1 <<

  >> CARTAZ 2 <<

  >> CARTAZ 3 <<

  >> CARTAZ 4 <<

  >> CARTAZ 5 <<

  >> CARTAZ 6 <<

  >> CARTAZ 7 <<

  >> CARTAZ 8 <<