23 de Novembro de 2023 às 05:28
Inovações apresentadas pela MTI e Procon-MT buscam transformar o atendimento e simplificar processos empresariais no Estado

O sistema PROCON+ foi apresentado pela Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI) e Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon-MT) para empresas do estado. O evento online contou com a participação de mais de 50 representantes empresariais, marcando um passo significativo na implementação do PROCON+, na quarta-feira (22.11).
A apresentação antecede o lançamento oficial do sistema, previsto para o próximo dia 30, proporcionando aos participantes uma visão abrangente do PROCON+, a oportunidade de esclarecer dúvidas e sugerir melhorias.
O intuito é preparar os profissionais para a iminente transformação digital, assegurando uma transição suave para uma era mais eficiente e tecnologicamente avançada.
Adriano Sol Sol, Product Owner (gerente de produto) do sistema, afirmou que a proposta do PROCON+ é começar a trabalhar com um sistema 100% digital em Mato Grosso.
O PROCON+ foi concebido para integrar-se a entidades relevantes, incluindo a Junta Comercial do Estado de Mato Grosso (Jucemat), Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e o Governo Federal, conforme a Portaria MT/SETASC Nº 181 DE 16/11/2023. Essas integrações têm o potencial de otimizar as operações do Procon, melhorando o atendimento ao consumidor.
"Com o novo sistema, o cidadão vai conseguir abrir a sua própria reclamação, denúncia ou consulta por meio do aplicativo MT Cidadão e também do portal", destacou Adriano.
Apresentação do sistema online com Adriano Sol Sol - MTI.
A acessibilidade e praticidade do PROCON+ são evidentes em seu processo simplificado de registro de demandas. Agora, em apenas cinco passos, os cidadãos poderão registrar reclamações diretamente pelo celular ou computador, utilizando o Portal do Cidadão, tornando o processo mais acessível a todos os segmentos da sociedade.
Além dos benefícios para os consumidores, as empresas também serão favorecidas pelo PROCON+. Elas terão a oportunidade de aderir ao sistema, acompanhando demandas e processos diretamente na plataforma, facilitando a interação entre empresas e consumidores.
"Contamos com a adesão de todas as empresas para que o sistema possa funcionar da melhor forma possível. Aos fornecedores que realizarem o cadastro e envio de documentos no Sistema PROCON+, o processo correrá de forma totalmente online, desde a reclamação até a fase recursal", disse a secretária adjunta do Procon, Marcia Conceição dos Santos.
A implementação do PROCON+ representa um avanço significativo no aprimoramento dos serviços públicos em Mato Grosso, contribuindo para relações de consumo mais eficientes e transparentes. A MTI e o Procon buscam, com essa iniciativa, proporcionar uma experiência mais ágil e acessível aos cidadãos e empresas do estado, fortalecendo a proteção e os direitos do consumidor.