Diretoria Executiva

Atualizado em 02/02/2024   



DIRETORIA EXECUTIVA

Cleberson Antonio Sávio Gomes - Diretor Presidente (GADP)

Cleberson Antonio Sávio Gomes é bacharel em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Ele também possui certificação profissional em Gerenciamento de Projetos (CAPM)®, especialização em Gestão Pública pelo Instituto Cuiabano de Educação (ICE), Governança de TI pelo Senac Brasil, Gestão em Segurança da Informação pela Faculdade Afirmativo (FAFI), MBA em Gestão Estratégica da Inovação pela UFMT e MBA em Gestão de Tecnologia da Informação pelo Instituto de Gestão e Tecnologia da Informação (XPE).

Em 1998, Cleberson Gomes foi aprovado no concurso público da MTI (anteriormente conhecido como CEPROMAT) como programador. Durante esse período, ele desempenhou suas atividades na Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (SEFAZ) até 2009. Em maio de 2010, foi nomeado como Gerente de Análise e Desenvolvimento de Sistemas no Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), onde atuou por 3 anos.

Em 2013, foi aprovado em um novo concurso público da MTI e passou a ocupar o cargo de Analista de TI. Desde então, sua trajetória na empresa incluiu diversas posições gerenciais, gestão de governança, projetos e planejamento de TI. Em 2019, foi nomeado para Diretor Vice Presidente. Ao lado de sua equipe, implementou diversas melhorias na empresa, com destaque para parcerias estratégicas e a implantação do Modelo de Avaliação da Gestão IGG/TCU. Paralelamente ao cargo de Vice-Presidente, Cleberson também exerceu a função de Presidente Interino da MTI por 14 meses e no dia 15 de agosto de 2023 foi nomeado oficialmente Presidente da MTI.

No âmbito nacional, Cleberson Gomes desempenha um papel destacado como Vice-presidente Executivo da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de TIC (ABEP-TIC), além de ser membro do Comitê Executivo de Governo Digital. Ele representa Mato Grosso pela ABEP-TIC no Grupo de Transformação Digital para Governos Estaduais e Distrital.

 

César Fernando Berriel Vidotto - Diretor Administrativo (DAFI)

César Fernando Berriel Vidotto é bacharel em Análise de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC) e possui especialização em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG) e MBA em Gestão Empresarial. Com uma ampla experiência em gerenciamento e inovações, sua trajetória profissional é marcada por conquistas significativas.
     
Em 1982, Vidotto deu início à sua carreira na Empresa Promom Eletrônica S.A. como Analista de Software. Dois anos depois, na Itautec Informática S.A., participou do desenvolvimento de um dos primeiros computadores de uso doméstico do Brasil, o modelo PC - I7000.
     
Em 1987, mudou-se para Cuiabá e tornou-se o primeiro Analista de Sistemas concursado da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Em 1989, ingressou na Empresa Pública de Telecomunicações de Mato Grosso, onde implementou uma série de inovações, como a automatização do 102 (serviço de lista telefônica) e do 107 (serviço de alarme), além da criação do primeiro Centro de Processamento de Dados da empresa.
       
Entre 2003 e 2012, atuou na Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Cidadania (SETECS), coordenando o projeto MT Ação Digital. Esse projeto foi responsável por estabelecer salas de informática em todas as cidades do estado de Mato Grosso, oferecendo cursos de informática e acesso à internet. Durante esse período, a MTI (anteriormente conhecido como CEPROMAT) foi uma grande parceira, auxiliando na montagem das salas e doando materiais tecnológicos.
      
Antes de ingressar na MTI, César Vidotto também trabalhou em algumas secretarias municipais e atuou como professor universitário. Em 2017, iniciou sua trajetória na MTI como Assessor Executivo e, atualmente, ocupa o cargo de Diretor Administrativo. Ao lado de sua equipe, implementou diversas melhorias na empresa, como o Plano de Continuidade de Negócios, automação de processos, modelagem de parcerias estratégicas e renegociação de contratos. 

 

Paulo Márcio Pinheiro Macedo - Diretor de Relacionamento com Cliente (DIRC)

Paulo Macedo é graduado em Processamento de Dados pela Faculdade de Informática de Cuiabá e possui pós-graduação em Redes de Computadores e Tecnologia da Informação pela Universidade de Cuiabá (UNIC), especialização em Segurança no Comércio Eletrônico, Ciências da Computação e Informática pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em parceria com o Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG) e especialização em Gestão Pública e Gestão de Políticas Públicas através do 
Instituto Cuiabano de Educação (ICE).

Ainda, possui MBA em Gestão de Marketing e Negócios, Administração, Negócios e Marketing e MBA em Gestão Empresarial e Administração de Empresas pelo Instituto Cuiabano de Educação (ICE) e Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação PROFNIT pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Em 1997, Macedo ingressou na MTI (anteriormente conhecida como CEPROMAT) ao ser aprovado em um concurso público para o cargo de Analista de Tecnologia da Informação, marcando o início de sua carreira. Seis anos depois, tornou-se Analista Sênior e posteriormente, Gerente de Projetos, em que era responsável pelo gerenciamento de projetos que serviram para sedimentar o atual framework Java e a metodologia atual de desenvolvimento de softwares e padronização de documentação utilizadas nos principais projetos Java na MTI.

Posteriormente, na Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso, atuou como Coordenador de Projetos, e mais tarde na MTI, integrou como Diretor de Projetos de Software com as principais ações de coordenação da Implantação da nova plataforma de portal corporativo Liferay para o governo e coordenação da criação e implantação do aplicativo MT Cidadão, que oferece diversos serviços à população.

Como Coordenador de Projetos de Tecnologia do Tesouro do Estado na Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso, liderou a implementação e coordenação do desenvolvimento de diversos projetos de software. Em 2019, ao retornar à MTI como gerente, concentrou-se em Inovações e Parcerias Estratégicas, fortalecendo a oferta de serviços da MTI para o Estado. Atualmente, desempenha a função de Diretor de Relacionamento com o Cliente, contribuindo ativamente para o aprimoramento dos serviços oferecidos pela MTI.

 

Sócrates Farias de Barros - Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC)

Sócrates Farias de Barros é licenciado em informática pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Também possui especialização em Gestão de Segurança da Informação e em Gestão de Tecnologia da Informação pelo Instituto Cuiabano de Educação (ICE), e pós-graduação em Gestão de Projetos pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).

Em 2007, Farias iniciou a sua carreira profissional na área, atuando como Analista de Suporte na empresa de tecnologia Spread, e pouco mais de dois anos depois, seguiu como Analista de Sistemas na Tecnomapas LTDA. 

Em 2013, foi aprovado em um concurso público para cargo de Analista de Tecnologia da Informação, e assim, Sócrates Farias começou sua trajetória na Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso, onde por quase quatro anos, trabalhou como Gerente de Sistemas, em que era o Gerente Setorial responsável por Desenvolver e Manter Sistemas de Informação da Secretaria. Ali, era responsável por manter 34 Sistemas Legados de Meio Ambiente e vários projetos de Novos Sistemas. O principal projeto foi a iniciativa da Coordenadoria de Tecnologia da Informação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, na implantação do SOA nos novos projetos de sistemas. Essa iniciativa teve por objetivo criar componentes e artefatos para tornar os novos projetos de sistemas mais ágeis e econômicos.

Já na MTI desde 2017, atuou como Gerente de Projetos em um projeto estratégico para assumir e recepcionar o Sistema de Folha de Pagamento do Estado de Mato Grosso, em que realizou o trabalho de Pré-Projeto, seguindo as melhores práticas de gerenciamento e diretrizes de projeto do Estado de MT. Um ano mais tarde, seguiu como Analista de Sistemas e Negócio do projeto da Diretoria de Software da MTI, que consistia em recepcionar, assumir e manter o Sistema de Gestão de Patrimônio do Estado de Mato Grosso (SIGPAT).

Meses depois, tornou-se Gerente da Unidade de Gestão Estratégica de Projetos e Governo Digital na MTI. Durante esse período, dedicou-se à gestão de uma variedade de projetos voltados para a transformação digital, como o MT Cidadão e o MT Login. Atualmente, ocupa o cargo de Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação, coordenando as iniciativas de TIC para o Estado de Mato Grosso.