Serviço de Informação ao Cidadão

Atualizado em 30/05/2025                                       
 

Serviço de Informação ao Cidadão

No Governo do Estado de Mato Grosso, o Serviço de Informação ao Cidadão - SIC é vinculado à Ouvidoria Geral do Estado e regulamentado pelo decreto 806, de 22 de janeiro de 2021.
O acesso à informação é direito do cidadão, possibilita uma maior participação popular e controle social, contribuindo para diminuir a corrupção.

QUAIS INFORMAÇÕES PODEM SER SOLICITADAS


Poderá ser solicitado acesso a qualquer informação produzida ou custodiada pela administração pública, contida em registros ou documentos, exceto as protegidas por sigilo legal, restrições da própria Lei de Acesso à Informação ou classificadas.

PRAZOS


Conforme a Lei de Acesso à Informação, o prazo de resposta ao cidadão é de 20 dias, prorrogáveis por mais dez dias, após justificativa expressa.

No caso de negativa do pedido de acesso à informação, o solicitante tem direito a recurso: 


1. Em primeira instância, no prazo de dez dias após a ciência da decisão, o recurso é direcionado à autoridade superior de quem emitiu a negativa, que tem cinco dias para se manifestar; 

2. Em caso de novo indeferimento, poderá recorrer em segunda instância à Controladoria Geral do Estado, que tem também cinco dias para apreciar o pedido; 

3. Permanecendo a negativa de acesso, o solicitante poderá recorrer em terceira instância à Comissão Mista de Reavaliação de Informações - CMRI. 

 

COMO FAZER O PEDIDO


O pedido de acesso à informação deverá ser identificado, com fornecimento obrigatório de CPF. O cidadão poderá optar por identificação normal ou sigilosa, e deverá apresentar o pedido de forma clara, delimitando o período, a secretaria e as informações que deseja obter.

O Pedido de Acesso à informação pode ser solicitado pelos seguintes canais:

 

  • Responsável: Maraporacayama Cardoso Reis
  • Sistema Fale Cidadão: www.ouvidoria.mt.gov.br/lai
  • Telefone: (65) 3613 - 3035 ou 162 ou 0800-647-1520
  • E-mail: ouvidoria@mti.mt.gov.br
  • Ouv-Zap: (65) 99675 - 6131 ou (65) 98476 - 6548, recebe textos, fotografias e vídeos, e as demandas são transportadas para o sistema Fale Cidadão
  • Endereço: Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Palácio Paiaguás  - Centro Político Administrativo, Cuiabá - MT, CEP 78049-903.
  • Horário de Atendimento Presencial: segunda à sexta, das 08h às 12h e das 14h às 18h


Clique aqui para acessar o decreto estadual que regulamenta a Lei de Acesso à Informação em Mato Grosso (Decreto 806/2021)



Caso tenha encontrado informações desatualizadas ou constatado erro ou inconsistência nas informações disponibilizadas, registre uma solicitação no Fale Cidadão, especificando o problema encontrado, ou encaminhe para o E-mail:  transparencia@mti.mt.gov.br para que possamos buscar uma solução.