Educação do Campo e Quilombola
A Educação do Campo visa garantir a universalização do acesso e permanência com qualidade, da população do campo à Educação Básica e à Educação Profissional, consolidando a cidadania.
Missão
Acompanhar a execução das Políticas Públicas para a Educação do e no Campo no Estado de Mato Grosso, competindo-lhes: acompanhar e avaliar a implementação da Política Pedagógica e Orientações Curriculares da Educação do e no Campo do Estado de Mato Grosso; orientar, acompanhar e avaliar a construção do Projeto Político Pedagógico em consonância com as Orientações Curriculares da Educação do e no campo no Estado de Mato
Grosso; entre outros.
- Resolução 02 -2008 - Estabelece diretrizes complementares, normas e princípios para o desenvolvimento de políticas públicas de atendimento da Educação do Campo
- Resolução 126/03 – Institui diretrizes operacionais para educação no campo
- Resolução normativa 003 – Dispõe sobre a oferta de educação no campo
Confira aqui os demais Projetos da Educação do Campo e Quilombola.
Educação Especial
A Educação Especial é uma modalidade de educação escolar oferecida na rede regular de ensino ou em escolas especializadas, para alunos Portadores de Necessidades Educacionais Especiais (PNEE). A oferta de educação especial, dever constitucional do Estado tem início na faixa etária de zero a seis anos, durante a educação infantil e o atendimento educacional é feito em classes, escolas ou serviços especializados, sempre que, em função das condições específicas dos alunos, não for possível a sua integração nas classes comuns de ensino regular.
Conforme Resolução n.º 261/02 do CEE-MT, a Educação Especial é “conjunto de recursos e serviços educacionais especiais organizados para apoiar, suplementar e, em alguns casos, substituir os serviços educacionais comuns, de modo a garantir a educação escolar em todas as etapas e modalidades da Educação Básica, bem como promover o desenvolvimento das potencialidades aos educandos que apresentam necessidades educacionais especiais”.
Educação Indígena
A Educação Escolar Indígena é voltada às escolas localizadas em terras habitadas pelas comunidades indígenas, com a garantia do atendimento de ser diferenciada, específica, intercultural e de acordo com a realidade sócio -linguística de cada povo. O termo “Escolar” é utilizado para diferenciar das demais atividades indígenas. Esta categoria educacional, portanto, não deve ser confundida com a educação indígena tradicional própria de cada etnia, conforme as diferentes culturas e pedagogias.
Nos termos da atual legislação federal, os objetivos da Educação Escolar Indígena são: proporcionar aos índios, às suas comunidades e povos, a recuperação de suas memórias históricas, a reafirmação de suas identidades étnicas; a valorização de suas línguas e ciências; e garantir o acesso às informações, conhecimentos técnicos e científicos da sociedade nacional e demais sociedades indígenas e não-índias. (LDB, Art. 78).
Missão
A Coordenadoria de Educação Escolar Indígena tem como missão o fortalecimento da política de educação escolar indígena em consonância com as políticas educacionais, competindo-lhe: acompanhar e avaliar a Política Pedagógica e as Orientações Curriculares da Educação Escolar Indígena; acompanhar e avaliar a construção do PPP em consonância com as Orientações Curriculares da Educação Escolar Indígena; etc.
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Gerência de Diversidades
A Gerência de Diversidades tem como missão, implementar as políticas educacionais referente à educação escolar quilombola e as diversidades (educação em direitos humanos; relações étnicorraciais, relações de gênero, diversidade sexual e diversidade religiosa). Cabe a Gerência monitorar as diretrizes e orientações curriculares das políticas educacionais referentes à educação de diversidades. Além de orientar e gerenciar as escolas quilombolas no trato das suas especificidades curriculares e organização do PPP, entre outras.
Documentos:
- DIVERSIDADE - Livreto - Genero e Educação
- DIVERSIDADE - Livro - Africanidades e Educação em Mato Grosso
- DIVERSIDADE - Livro - Educação em Diálogos com a Diversidade
- DIVERSIDADE - Orientações Curriculares para Educação das Relações Etnicorraciais
- DIVERSIDADE - Orientações Curriculares para Educação das Relações Etnicorraciais
- DIVERSIDADE - Orientações Curriculares para Educação em Direitos Humanos, Gênero e Diversidade Sexual
- DIVERSIDADE - Orientações Curriculares para Educação Escolar Quilombola
- Identidade negra.pdf
- O ensino e a pesquisa sobre África no Brasil.pdf
Programa Brasil Sem Homofobia :
- http://www.mpgo.mp.br/portal/arquivos/2014/04/23/09_49_17_108_resolu%C3%A7%C3%A3o_restri%C3%A7%C3%A3o_de_liberdade_LGBT.pdf
- http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/brasil_sem_homofobia.pdf
- http://www.arco-iris.org.br/wp-content/uploads/2010/07/planolgbt.pdf
- http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Decreto/D7388.htm
- Links da 3ª Conferência Nacional das políticas públicas de LGBT
Legislações:
- LEI N 10.639, DE 9 DE JANEIRO DE 2003 Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências.
Lei-n10369-09_01_2003.pdf
Referências Bibliográficas:
- A África tem História.pdf
- Identidade Guerreira.pdf
- Biblioteca e Contos Africanos e afrobrasileiros.pdf
- orientativo do kit de livros.docx
- Memoria Social de Remanescentes de Quilombos.pdf
- A Africanidade como Possibilidade no Ensino de Matemática
- Pensando a Educação a partir da Coletividade Quilombola Aspectos Observados Durante
- O Ensino de Matemática na Escola de uma Comunidade Quilombola
- O Ensino na Comunidade Quilombola do Itacuruça
- Reflexões Sobre a Educação Escolar Quilombola Elementos para a Prática Docente
- Saberes Culturais das Mulheres Quilombolas
- A Constituição do Projeto-Político Educacional Comunitário
- Educação escolar Quilombola e a Lei 1063903 - Cartografias TerritoriaisÂncora proposta de Transformação Vivência Final - Recorte
- A Comunidade Quilombola do Curiaú na perspectiva da Etno¿
- A Produção de Farinha de Mandioca
- Artesanato Quilombola Identidade e Etnicidade Artesanato
- Educação Escola Quilombola Interface Travessias e Fronteiras da Prática da Pedagogia
- Etnomatemática em uma Comunidade Quilombola
- Afroetnomatemática, África e Afrodescendência
- Matemática e Cultura Africana e Afro-Brasileira
- Matemática no Cultivo de Hortaliças
- Identidade Quilombola e Território
- A Cultura Afro-Brasileira sob o Enfoque da Etnomatemática um
- Antropologia e Educação Um Diálogo Possível
- Pedagogia Social a Atuação da Mulher
- A Inserção do Negro na Realidade Escolar da Matemática
- Mapeamento Teórico das Pesquisas em Etnomatemática na Cultura Africana e Afro-Brasileira
- Matemática e Construção da Identidade de Crianças Negras
- Reflexos de Um Saber Silenciado - A Matemática em Toda Parte
- Conversas Sobre a Filosofia da Diferença e a Etnomatemática
- Tese Claudemira Vieira Gusmão Lopes
- Dissertação - Elivanete de Jeses
- Dissertação - O Ensino de Matemática Através de Jogos Africanos
- A Contribuição da Etno... - Carmo Souza
- Dissertação - Etnomatemática Quilombola Relações
- Dissertação da Escola no Quilombo À Escola do Quilombo¿
- LEI Nº 11.645, DE 10 MARÇO DE 2008 Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.Lei-n11645-10_03_2008.pdf
Referências Bibliográficas:
- Ensino de História Indígena.pdf
- eu_e_o_outro.pdf
- Gersem Baniwa - O índio brasileiro o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje.pdf
- Quebrando preconceitos- lei 11.645.pdf
- vera candau.pdf
- Alexandre Rodrigues Ferreira.pdf
- Duas botinas.pdf
- Entrevistas com os antropólogos Manuela Carneiro da Cunha e João Pacheco de Oliveira.pdf
- Livro Beleni.pdf
- Missões de Chiquitos e Moxos.pdf
- http://pib.socioambiental.org/pt/c/no-brasil-atual/quem-sao/povos-indigenas
VÍDEOS
- Povos Indígenas: Conhecer para valorizar (YouTube)
- Índios Brasileiros - religião, cultura - Pluralidade Cultural (YouTube)
- Povos Indigenas do Brasil (YouTube)
- Irmãos Villas Bôas - A Marcha Para o Oeste - Primeiros Contatos Com Os Indios do Xingú (YouTube)
- Parque Nacional do Xingu - Expedições (13/12/2011) (YouTube)
- [ www.candidorondon.com.br ] Documentário Roosevelt Rondon "A EXPEDIÇÃO" - Parte 01 (YouTube)
- [ www.candidorondon.com.br ] Documentário Roosevelt Rondon "A EXPEDIÇÃO" - Parte 02 (YouTube)
- LEI Nº 12.033, DE 29 DE SETEMBRO DE 2009. Altera a redação do parágrafo único do art. 145 do Decreto-Lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código Penal, tornando pública condicionada a ação penal em razão da injúria que especifica.Lein12033-29092009
- LEI Nº 12.288, DE 20 DE JULHO DE 2010 Institui o Estatuto da Igualdade Racial; altera as Leis n 7.716, de 5 de janeiro de 1989, 9.029, de 13 de abril de 1995, 7.347, de 24 de julho de 1985,e 10.778, de 24 de novembro de 2003 Lei 12.288 - Estatuto da Igualdade Racial
- Parecer orientativo acerca da aplicabilidade da Resolução Normativa nº. 001/2013-CEE/MT, no que concerne à obrigatoriedade da inclusão nos currículos de ensino das escolas de Educação Básica, pertencentesao Sistema Estadual de Ensino de Mato Grosso, das questões relacionadas à História eCultura Afro-Brasileiras e Africanas. Parecer+001.2013 Indígena.pdf
- Parecer orientativo acerca da aplicabilidade da Resolução Normativa nº. 001/2013-CEE/MT, que trata da obrigatoriedade da inclusão nos currículos de ensino das escolas de Educação Básica, pertencentes ao SistemaEstadual de Ensino de Mato Grosso, das questões relacionadas à História e Cultura das etnias indígenas. Parecer+002.2013Afro.pdf
- Resolução Normativa Nº 001/2013-CEE/MT Dispõe sobre a oferta obrigatória da Educação das Relações Étnicas e Raciais e do estudo da História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena, nos estabelecimentos de Educação Básica, públicos e privados, do Sistema Estadual de Ensino, e dá outras providências. ResolucaoNormativaN001_002-2013.doc
Links Úteis:
- http://www.ifch.unicamp.br/ihb/Textos/TMPresotti.pdf
- http://historiografiamatogrossense.blogspot.com.br/2009/04/historia-na-imprensa-nacao-bororo.html
- ftp://neppi.ucdb.br/pub/tellus/tellus12/4_Antonio.pdf
- http://www.scielo.br/pdf/inter/v10n2/v10n2a10.pdf
- www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde.../CINTHIA_NAKATA.pdf
- http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=7957
- http://www.overmundo.com.br/overblog/pariko-o-simbolo-do-poder-e-da-beleza-1
- http://pib.socioambiental.org/anexos/3864_20090814_110538.pdf
- https://nuevomundo.revues.org/62012?lang=pt#text
- http://www.24horasnews.com.br/noticias/ver/Gilberto_Gil_quer_assegurar_a_tradicao_Bororo_em_Mato_Grosso.html
Outros:
http://www.revistadehistoria.com.br/secao/artigos/bravos-guerreiros