52 anos de MTI: tecnologia com propósito para o setor público
18 de Junho de 2025 às 11:10
Empresa estadual de tecnologia reforça seu compromisso com a inovação, a eficiência do Estado e a melhoria da vida do cidadão

Em 18 de junho de 2025, a Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação (MTI) completa 52 anos de serviços prestados à administração pública e à sociedade mato-grossense. A data é marcada não apenas por celebrações, mas também por reflexões sobre o papel da empresa em um cenário cada vez mais exigente e dinâmico.
Criada em 1973 como Centro de Processamento de Dados de Mato Grosso (CEPROMAT), a MTI surgiu para apoiar o avanço da tecnologia no Estado. Hoje, está à frente de soluções que envolvem nuvem, inteligência artificial, interoperabilidade e governança digital, acompanhando as novas demandas da administração pública.
De centro técnico a parceira de governo
Ao longo das décadas, a MTI deixou de ser um centro operacional de tecnologia e assumiu posição estratégica como parceira da gestão pública. Se o cidadão acessa serviços online do Estado ou se um órgão público toma decisões com base em dados, há grande chance de a MTI estar envolvida nesse processo.
Para o presidente da empresa, Cleberson Gomes, que ingressou na MTI como programador há 26 anos, a relevância da empresa vai além da infraestrutura de TI: “A MTI ajuda o Estado a tomar decisões melhores. E isso só é possível porque temos profissionais qualificados, dispostos a aprender e se reinventar diante de cada novo desafio.”
Nos últimos anos, a empresa passou por transformações que exigiram mais do que tecnologia: exigiram estratégia, capacitação e uma nova mentalidade voltada à inovação e à colaboração.
"Trabalhar com TI no setor público é lidar com urgência, orçamento limitado e impacto social. É uma equação desafiadora que exige criatividade e uma mentalidade ágil focada em gerar valor real na administração pública”, afirma Sócrates de Barros, diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).
Aos 52 anos, a MTI mira o futuro com foco em segurança da informação, ampliação dos serviços digitais ao cidadão e uso inteligente de dados, em linha com sua missão de promover a transformação digital do governo e melhorar a vida do cidadão.
Com uma história marcada por transições — do papel para o digital, dos servidores físicos para a nuvem, da execução para a inteligência — a empresa reafirma seu compromisso com a tecnologia a serviço do público.
“Celebrar os 52 anos da MTI é reconhecer a trajetória de uma empresa pública que tem evoluído junto com o Estado de Mato Grosso, contribuindo para a modernização dos serviços públicos e para a transformação digital da gestão estadual.
Estamos mais maduros, mas não menos inquietos e neste momento emblemático, reforçamos o compromisso com a visão do Governo Mauro Mendes, que preza pela eficiência, inovação e entrega de resultados concretos à sociedade. A tecnologia tem sido uma aliada fundamental nesse processo e agora, enfrentamos o desafio de incorporar a inteligência artificial de forma estratégica, ética e responsável, colocando-a a serviço do cidadão e do interesse público.
Agradeço especialmente a cada colaborador e colaboradora da MTI, que, com dedicação e talento, sustentam a nossa missão de promover soluções tecnológicas de excelência para o Estado. O nosso maior ativo são as pessoas que constroem diariamente esta empresa. Parabéns a todos que fazem parte dessa história!”, finaliza o presidente.